Minha homenagem aos 30 anos de emancipação política de Holambra!
Rede ao Por do sol

Querida Marisa,

Eu não sei onde você estava com a cabeça quando escreveu a música Vilarejo, mas, algo me leva a crer, que você pensava em Holambra…  

A letra da música descreve nossa querida cidade em detalhes. Veja só: para começar, Holambra é mesmo um pequeno vilarejo, situado no interior do estado, com cerca de 15 mil habitantes, apenas. E, mesmo pequenininha, muitas pessoas nos visitam todos os dias, para ver o pôr do sol no horizonte.

O por do sol de Holambra não é lindo? (Foto: Bloemen Park)

E quando você diz que o paraíso se mudou para cá, acho que você tinha razão! Nossos pioneiros foram verdadeiros heróis quando decidiram se mudar para um local conhecido como “Deserto de Mogi”. Mas eu posso te garantir, Marisa, que deu tudo certo! Hoje já temos um novo apelido, o de “Cidade das Flores”, que faz jus ao que se vê por aqui. Afinal, produzir a metade das flores que enfeitam os lares brasileiros, não é para poucos, não é mesmo?

Nossas estufas garantem a produção de flores o ano todo. (Foto: Daiana Tamata)

E por falar em flores, você sabia que elas são produzidas o ano todo? Pois é! Mas a sensação é de que a primavera nunca vai embora… O cultivo destas belezinhas só começou uma década após o início da imigração holandesa para o Brasil e foi o divisor de águas em tempos tão difíceis. Você sabe como é, quem planta, colhe! E aqui, colhemos muito mais do que flores! Colhemos união, garra, solidariedade, respeito… Eita povinho determinado! Semearam um sonho lá atrás, e hoje isso tudo é real! Estou te dizendo, o paraíso veio para ficar!

Flores enfeitam nossa cidade e encantam os visitantes. (Foto: Macena Flores)

Ah! Também preciso te contar sobre as pessoas que moram aqui. A mulherada mandou bem na criação de filhos fortes, viu? Também, a gente adora comer pão! Pão com croquete, com chocolate granulado… rs Mas a nossa gastronomia é bem mais rica que isso, eu te garanto! Um dia que você vier para cá, vou te levar para provar o nosso joelho de porco! Ah… E também a nossa confeitaria, doce como a sua voz! Nossas portas estão sempre abertas para você e nossos visitantes conhecerem um pouco de nossos costumes e tradições!

Prato de salsichão e stampot são muito típicos. (Foto: arquivo pessoal)

Tenho certeza de que você vai se apaixonar por Holambra, assim que chegar! Além de bela, é muito acolhedora! A cidade tem um ar diferente, difícil de explicar! Só mesmo estando aqui para sentir. Sabe o que é andar com os pés descalços na grama, descansar na varanda, sem medo, sem pressa? Acho que não né? Na cidade grande, as pessoas já não sabem mais o que é isso… Mas fica tranquila! Assim que você chegar, você fica à vontade para tirar os sapatos e experimentar essa sensação boa que Holambra te proporciona.

O romantismo está no ar de Holambra! (Foto: Carolina Pedrosa)

Para terminar, queria te agradecer pelas belas palavras! Nossa cidade está completando 30 anos e, ter uma música como essa, ainda mais de uma fofa como você, é mesmo um presentão! Tudo bem… Eu sei que essa música tem um significado lindo, e eu concordo em compartilha-la com todos que se identificam com sua letra. Mas que seria um sonho tê-la como símbolo de nossa cidade, ahhh, como seria! Rs

Obrigada por nos presentear com uma canção tão linda! Ficarei aguardando a sua visita!

Com carinho,

Ivonne de Wit

Deixe seu comentário

Você também pode se interessar por...

Ivonne

Ivonne

Antes de mais nada, apaixonada por Holambra! Mas também moradora, turismóloga & empresária.

Posts Recentes

Tá rolando...

Inscreva-se na minha Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade das Flores!

Rolar para o topo