Como cuidar das plantas
no período de férias

Tradicionalmente reconhecido por representar um período de férias e descanso, o mês de janeiro abriga programações de viagens, passeios e longos períodos fora de casa. Além de cuidar de toda a programação relacionada às atividades previstas, as “mamães” e os “papais” de plantas também precisam pensar em como mantê-las saudáveis nesse período.
Planta murcha

A técnica mais usada é a da garrafa pet. Se sua viagem for de final de semana, uma garrafa de 500ml deve bastar, porém para até 1 semana, a indicada é a garrafa de 2 litros; já se a viagem for mais longa, é melhor buscar outra técnica, como os gotejadores, que funcionam por até 15 dias. Para utilizar essa técnica basta encher a garrafa pet com água, fazer um pequeno furo na tampa e enfiar na terra até que ela possa ficar em pé sozinha. Para retirar a pressão do ar, faça de 1 á 3 furinhos pequenos no fundo da garrafa. Uma dica importante, é nunca colocar a garrafa na terra muito molhada ou muito seca, o ideal é fazer no dia da rega, geralmente 1 a 2 dias após a última rega, de acordo com o habitual, para que a terra que acessa a tampa não impeça a saída de água e assim ela seja liberada aos poucos de acordo com a necessidade da planta.

Técnica da garrafa pet para molhar plantas enquanto viaja.

Outro método caseiro, porém, que funciona apenas para plantas menores é do cadarço de algodão; e há duas maneiras de se fazer. Primeiro, se o seu vaso for daqueles que possui furinhos no fundo para escoamento, passe um cadarço ou linha grossa de algodão pelos furinhos e deixe as pontas caídas pra baixo. Coloque o vaso da flor sobre uma vasilha cheia de água e coloque as pontas do cadarço que estavam pra baixo dentro da água do recipiente, assim a planta vai “sugar” a água através do cadarço sempre que precisar. Ou, você pode enfiar a ponta do cadarço mais fundo na terra do vaso (é bom colocar alguma coisa para prendê-lo na terra, como um pregador ou palito), e a outra ponta dentro de uma garrafa pet cheia de água (preferencialmente por um buraco na tampa da garrafa, evitando rápida evaporação do líquido).

Técnica do cadarço de algodão, que irriga a planta de acordo com sua necessidade.

Existe ainda a utilização de serragem, esfagno ou musgos molhados nos vasos. Isso ajuda a reter a água e manter a planta úmida por alguns dias. É importante observar também o ambiente da casa que vai abrigar as plantas enquanto o morador estiver fora. Plantas que não podem tomar muito sol, por exemplo, podem ficar dentro de casa, em espaços com menor claridade. Reunir espécies com necessidades semelhantes no mesmo espaço também colabora para deixar o ambiente com maior umidade.

Vaso com serragem de madeira para controlar a umidade da terra.

O uso dessas técnicas simples ajuda a garantir que as plantas permaneçam saudáveis e tranquilizam seus “tutores” nesse período de ausência, para que possam relaxar e aproveitar as tão desejadas férias!

Fonte: Jornal da Cidade de Holambra

Deixe seu comentário

Você também pode se interessar por...

Ivonne

Ivonne

Antes de mais nada, apaixonada por Holambra! Mas também moradora, turismóloga & empresária.

Posts Recentes

Tá rolando...

Inscreva-se na minha Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade das Flores!

Rolar para o topo