Que eu adoro o Natal, isso não é novidade para ninguém. Agora, imagina ter dois dias para festejar? Pode parecer sonho, mas, na Holanda, isso é realidade! Lá eles têm o segundo dia de Natal, que acontece no dia 26/12, e eu tive a oportunidade de experimentar como isso funciona quando morei lá.
Garota com gorro de Papai Noel

No dia 24, na véspera, nada de muito importante acontece. Aqui em Holambra, como na maior parte do Brasil, muitas famílias se reúnem para a ceia e troca de presentes. Lá não! Até mesmo porque, assim como acontece com as famílias holandesas em Holambra, os presentes já foram entregues por São Nicolau, no dia 5.

Então, no dia 25, as famílias seguem basicamente os mesmos rituais que nós. Aí, vem o dia seguinte, que é feriado, e quando se comemora o segundo Dia de Natal. Confesso que rolou um Google aqui para entender melhor o porquê dessa tradição, mas minha pesquisa não obteve muito sucesso (poxa Google, você nunca me decepciona!).

O primeiro dia de Natal eu passei com a família que eu morava, fazendo a “tradicional” ceia. (Foto: arquivo pessoal)

Enfim, seja lá qual for o motivo, o dia seguinte é comemorado entre amigos e familiares, fazendo atividades diferentes, ou praticando algum esporte. Em 2006, nós saímos para encontrar alguns amigos e fazer uma caminhada num bosque.

No segundo dia de Natal, fomos passear com amigos. (Foto: arquivo pessoal)

Como era de se imaginar, essa época vem recheada de guloseimas especiais. Em novembro, antecipando a chegada de São Nicolau, nossas confeitarias preparam muitas fornadas de pepernotjes, e speculaas em forma de “boneco” e “saia” (o speculaas pop e o Speculaas rok). Tem ainda o gevulde speculaas, recheado de amêndoas, que é uma delícia! Se você também é amante dessa iguaria, aproveita, que dezembro ainda têm. Depois, só no formato tradicional. Mas aí aparecem outras delícias, como o kerst banket e o krans, feitos com massa folhada e o Stollen, um pão de passas, recheado de amêndoas e coberto com açúcar de confeiteiro!

Entre as delícias encontradas nesta época, o Kerst banket, feito com massa folhada, rechado de amêndoas e coberto com açúcar de confeiteiro. (Foto: arquivo pessoal)

Em Holambra, no dia 25, a maior parte das empresas ficará fechada. Será um dia para ficar de preguiça, comendo as delícias da época. Já no dia seguinte, tudo volta ao normal, porque, afinal de contas, aqui não é feriado, e os turistas querem passear!

Aliás, aproveite a última semana de apresentações na Praça dos Pioneiros, que vai até o dia 23! A Prefeitura caprichou na decoração e as atrações estão imperdíveis! Além da Parada de Natal, que vai da Praça Bentão até a dos Pioneiros, tem ainda a casa do Papai Noel, onde o bom velhinho recebe as crianças com muitas balas e alegria!

A Praça dos Pioneiros foi completamente decorada para o Natal! (Foto: arquivo pessoal)

Para quem está curioso para saber porque dia 18 não tem apresentação no palco, é porque Papai Noel vai dar uma voltinha de helicóptero, para entregar presentes para a criançada lá no estádio municipal. A programação começa já às 16h, com brinquedos infláveis, para a molecada esperar se divertindo. Depois, entre às 17h e 20h, os alunos de 0 a 12 anos da rede municipal vão poder retirar seu presente tão esperado!

No dia 18, o Papai Noel chega de helicóptero para fazer a alegria da criançada! (Foto: Jornal da Cidade de Holambra)

Como não amar a atmosfera que envolve essa data especial? As luzes, os eventos, os enfeites… Embora existam tradições diferentes para celebrar o Natal, nessa época do ano, todo mundo desacelera e a energia leve é unânime. Que este fim de ano seja doce como o speculaas, alegre como as crianças, e com felicidade em dobro, como a tradição sugere!

Feliz Natal!

Deixe seu comentário

Você também pode se interessar por...

Ivonne

Ivonne

Antes de mais nada, apaixonada por Holambra! Mas também moradora, turismóloga & empresária.

Posts Recentes

Tá rolando...

Inscreva-se na minha Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade das Flores!

Rolar para o topo