Aniversário do Moinho Povos Unidos

Inaugurado em 12 de julho de 2008, Moinho Povos Unidos completa 13 anos de funcionamento.

Um pouco de história

Muita coisa aconteceu nestes últimos 13 anos, e, sim, temos muito o que comemorar!

Quando a Associação Povos Unidos (da qual eu faço parte) assumiu a gestão do monumento, em 2015, havia muita coisa a ser feita: como ele havia ficado praticamente fechado desde a inauguração, sem nenhum tipo de manutenção, encontramos mofo no subsolo, madeiras apodrecendo… Um cenário de tristeza e desolação.

Olha como estava o subsolo! Credo!

Sem recursos em caixa, arregaçamos as mangas e começamos a trabalhar em mutirões de voluntários, composto pelos moleiros (operadores de moinho) e outros membros da equipe. Aos poucos, com a arrecadação da bilheteria, contratamos serviços de pedreiro, eletricista, pintor e demos uma cara nova ao prédio.

Com o passar dos últimos seis anos sob nossa gestão, acumulamos muitas vitórias: recorde atrás de recorde de visitação, lojinha montada, equipe qualificada e moleiros felizes atendendo os visitantes! Sobram motivos para comemorar!

Equipe do moinho durante o mutirão.

O aniversário

Como estamos em meio a uma pandemia, a comemoração do aniversário do moinho acontecerá de maneira tímida, mas não será esquecida! Cada pessoa que visitar o moinho entre os dias 8 e 11 de julho, ganhará um presente: um lindo cartão postal, do maior ícone turístico de nossa cidade!

Um destes postais pode ser seu!

Curiosidade

Na Holanda, existe uma tradição de enfeitar os moinhos em ocasiões festivas. Pode ser o casamento do moleiro, comemoração de Bodas, aniversário ou mesmo uma formatura. As pás recebem adornos diversos, como bandeirolas coloridas, bandeiras da Holanda, etc.

Nós também já trouxemos esta tradição para cá, mas, devido a Pandemia, os moleiros não estão trabalhando e preferimos não colocá-las este ano.

Ficaremos muito felizes em compartilhar este momento com vocês e esperamos uma visita!

Moinho enfeitado para as comemorações de 70 anos de Holambra, em 2018.

Serviço:

Funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 17h

Ingresso: R$ 12,00. Meia entrada para estudantes e idosos. Entrada franca para moradores de Holambra mediante apresentação do Cartão Cidadão

Endereço: Alameda Maurício de Nassau, 249, centro. (Próximo à Rod SP 107 e ao Portal do Moinho)

Curtiu? Então compartilhe!

Ivonne de Wit

Ivonne de Wit

Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...

2 pensou em “Aniversário do Moinho Povos Unidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Mais Populares

Fique por dentro das últimas novidades!

Inscreva-se na minha Newsletter

Sem spam, somente coisa boa por aqui!

Categorias

Você também pode gostar...

Celebre o legado de Piet Schoenmaker na Semana Cultural de Holambra

Descubra a emocionante Semana Cultural em Holambra, a Capital Nacional das Flores, que homenageará um dos seus mais ilustres cidadãos, Piet Schoenmaker. De 29 de junho a 7 de julho, desfrute de uma programação artística e cultural diversificada, totalmente gratuita, que marca a primeira edição deste evento especial. Venha preservar e difundir o legado deixado por Piet!

Trekker Trek 2023: A Competição de Tratores em Holambra

Você não vai querer perder o evento mais aguardado do ano: o 29º Trekker Trek em Holambra, SP! Após o sucesso estrondoso da edição de 2022, o evento está de volta com um formato de dois dias, repletos de adrenalina e competição. Marque na sua agenda: 03 e 04 de junho de 2023, a partir das 10 horas da manhã, no Haras Terra Nova (antigo Tubantia).

Holambra celebra o Dia do Moinho com evento especial

No dia 13 de maio, a cidade de Holambra irá receber um evento muito especial para homenagear seus imigrantes e estimular a visitação de turistas e moradores. Trata-se do Molendag, ou Dia do Moinho, comemorado em vários países do mundo para celebrar a importância histórica e cultural dos moinhos.

Rolar para o topo