Quando ir para Holambra?

Crisântemo de perto

Qual a melhor época para conhecer Holambra? Quando eu consigo ver flores? Os pontos turísticos abrem todos os dias? Hoje eu vou te levar para uma viagem pelo tempo, explorando o que há de melhor a cada mês, a cada estação do ano aqui em Holambra.

Vou te ajudar a escolher a melhor época para vir para cá, dando informações importantes, como:

– As condições climáticas e como isso vai interferir na sua viagem;

– A melhor época para ver flores em Holambra;

– O calendário de eventos e o que acontece quando temos feriados;

– A variação de custos da alta e baixa temporada;

– O funcionamento das empresas, durante o dia, ao longo da semana e no final do ano.

Bora lá?

VERÃO

O verão é a nossa estação mais quente e chuvosa, com temperaturas chegando aos 35ºC. Por isso, atente-se para as atividades ao ar livre, pois é bem comum termos aquela chuvinha no fim da tarde. É nesta época, também, que os dias são mais longos, escurecendo por volta das 19h – ótimo para aproveitar bem o dia!

Por incrível que pareça, é a nossa baixa temporada, com valores dos hotéis mais acessíveis do ano.

Mulher no canteiro de Sunpatiens do Bloemen Park
O Sunpatiens é uma flor de sol pleno, que adora o calor do verão!

Janeiro

Enquanto a praia está bombando, nós estamos curtindo a paz do interior. Ótima oportunidade para viajar pagando pouco. Atente-se para a existência de formaturas acontecendo no espaço Ypê, pois os formandos costumam lotar os hotéis (especialmente do centro) aos finais de semana.

Fevereiro

Ainda está tranquilo por aqui. O Carnaflores (que pode acontecer em fevereiro ou março) pode elevar os preços especificamente nesta semana.

Carreta de Flores do Carnaflores de Holambra
No desfile de rua do Carnaflores, carretas com arranjos florais.

OUTONO

No outono as temperaturas começam a ficar mais amenas e agradáveis. As máximas não costumam ultrapassar os 28ºC, o ar ainda está relativamente úmido e as paisagens ainda estão bem verdinhas – o que é ótimo para as suas fotos!

Nessa época, aumenta o número de eventos na cidade, o que faz o preço das acomodações aumentarem um pouco.

As quaresmeiras enchem a cidade de cor no outono!

Março

É quando costumava acontecer a Corrida na Lama. Este evento já atraiu muita gente para uma corrida super diferente e divertida. Mas não é certo que acontecerá todos os anos. Fique ligado no Calendário de Eventos!

Abril

É quando se comemora o Dia do Rei, uma festa tradicional holandesa, que nós importamos para Holambra. Aqui, comemoramos o aniversário do Rei Willem Alexander com a apresentação das danças folclóricas, Fanfarra, etc. Neste dia também acontece a Corrida do Rei.

Maio

Além do feriado do Dia do Trabalho, celebramos o dia do nosso Padroeiro, Espírito Santo, que é feriado em Holambra. Não se assuste se o comércio estiver fechado neste dia.

Prato de Polvo com flor comestível
Você já pensou em comer uma flor? Aqui em Holambra isso é possível!

INVERNO

O inverno, apesar de mais frio e muito seco, é uma época muito especial! É quando os girassóis florescem, formando aquele mar de flores, a perder de vista. Some a isso, o por do sol mais bonito do ano, e temos o cenário ideal para os ensaios fotográficos. Atente-se apenas para a disponibilidade destas flores, uma vez que a safra tem curta duração. O trigo é outra opção bastante buscada nesta época do ano.

Com a chegada das frentes frias, faz-se necessário o uso de agasalhos. A temperatura pode chegar a 5ºC nas noites mais frias, e por volta dos 15ºC a 20ºC durante o dia. A umidade do ar baixa bastante, pela falta de chuvas, que tornam os gramados secos e opacos. O dia escurece cedo, entre 17h e 18h.

Alta temporada por aqui, ok?

Garota posando em meio aos Girassóis em Holambra
Fotos em meio aos girassóis são sempre muito especiais!

Junho

Mês em que costuma acontecer a Hortitec, uma feira técnica para produtores de flores. Os hóspedes que vão ao evento costumam deixar o hotel pré-reservado de um ano para o outro, tornando missão quase impossível encontrar vagas nesses dias. Além deste evento, ainda temos o Trekker Trek, uma competição de força, onde tratores “envenenados” arrastam muitas toneladas por um percurso. É diversão garantida para os amantes de motores, barulho e fumaça!

No dia dos namorados nossos restaurantes fazem uma programação especial, que precisa ser pré-agendada, pois é bastante disputada!

Julho

A mesma procura antecipada por hotéis acontece durante a semana do Enflor e Garden Fair. É também o mês de alta temporada, onde a demanda cresce bastante devido às férias escolares. Como não competimos com a praia, o interior acaba recebendo um grande fluxo de pessoas.

No estado de São Paulo, comemoramos a Revolução Constitucionalista de 1932, no dia 9, que é feriado. Lembre-se disso quando escolher a data de sua viagem.

No final do mês também acontece a Mostra de Veículos Antigos, agitando a cidade com muitas preciosidades.

Agosto

Uma boa oportunidade para quem deseja conhecer a cidade no inverno, pagando pouco. Está no meio de dois meses de muita demanda: julho, por causa das férias e, setembro, por causa da Expoflora. Como é um mês tranquilo, com apenas alguns eventos menores, como o Mercado de Pulgas e a comemoração do Dia dos Pais, os preços são bons, pelas oportunidades que apresentam.

Ipê roxo em frente ao Moinho em Holambra
A florada do Ipê-roxo coincide com a chegada do inverno em Holambra.

PRIMAVERA

A estação das flores anuncia a chegada das primeiras chuvas e da festa que tronou Holambra famosa: a Expoflora.

É também a estação em que muitas plantas florescem, dando um tom mais colorido para a paisagem.

Aproveito o momento para acabar com um mito, de que somente nesta época do ano é possível ver flores em Holambra. Devido à alta tecnologia empregada nos cultivos protegidos, com controle de luz, umidade, temperatura, etc., é possível produzir centenas de espécies o ano todo. Por esse motivo, não se preocupe! Independente da época do ano, eu garanto que você vai ver flores em Holambra, ok?

Garota embaixo de pé de Flamboyant
Quando o flamboyant começa a perder suas flores, transforma o chão num tapete de flores!

Setembro

Finais de semana disputadíssimos devido à Expoflora. Estima-se que num raio de 100km daqui todos os hotéis recebam gente vindo para a Festa das Flores. Durante a semana, entretanto, tudo volta ao normal. Aproveite para estender sua viagem e pagar pouco para conhecer o resto da cidade. Faça sua reserva com um bom período de antecedência caso faça questão de hospedar-se conosco. Evite vir no feriado do dia 7, pois a procura aumenta.

Outubro

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12, pode ser uma boa oportunidade para conhecer a cidade, especialmente se for prolongado. No dia 27, comemoramos o aniversário de emancipação política, então, não estranhe se tudo estiver fechado, ok?

Novembro

A chegada dos Pedros Negros nos faz lembrar que o ano está terminado. Durante a passagem dos Piets (que você possivelmente verá se estiver aqui no final do mês), a cidade se enche de alegria com os preparativos para a Festa de São Nicolau, o nosso Papai Noel holandês. Se você gosta de conhecer a cultura local, é um ótimo momento para vir para cá.

Além disso, você também pode aproveitar os feriados de Finados e da Proclamação da República para vir nos visitar!

Somente durante a Expoflora é possível ver uma exposição de arranjos florais.

VERÃO

Dezembro

Mês das festas de fim de ano. Como Holambra é uma das poucas cidades que ainda enfeitam a cidade para o Natal das Luzes, a demanda aumenta e, consequentemente, os preços. Atente-se para o horário de funcionamento das empresas (especialmente os restaurantes e atrativos) nos dias de feriado, pois muitos deles fecham nestas datas. Agende, com antecedência, sua ceia de Natal e de Réveillon, pois nem pizza será fácil de encontrar por aqui.

Já pensou em utilizar pinheiros de verdade para decorar sua casa no final de ano?

Funcionamento das Empresas em Holambra

Assim como na maioria das cidades interioranas, nossas empresas abrem e fecham cedo. Entre 17h e 19h, todas elas devem encerrar o expediente.

Durante a semana, é quando são dadas as folgas para os funcionários das empresas ligadas ao turismo. A segunda-feira é o dia mais difícil de encontrar restaurantes abertos à noite. É quando entram em cena os deliveries de pizza e lanches.

Com relação aos atrativos:

  • O Moinho fica fechado para manutenção de segunda e terça-feira
  • O Museu só funciona de fim de semana
  • O Parque Van Gogh abre de sexta a domingo

Caso você decida visitar Holambra no começo da semana, sugiro que você faça agendamentos de passeios, para não dar de cara nas portas fechadas! rsrs

Independente da época do ano, você verá flores em Holambra!

Eu espero que estas informações te ajudem a escolher qual a melhor época para vir para Holambra, de acordo com as suas expectativas. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário aqui embaixo, que logo eu te respondo!

Grande abraço!

Curtiu? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Ivonne de Wit

Ivonne de Wit

Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...

14 pensou em “Quando ir para Holambra?

  1. Boa tarde, gostaria de saber se amanhã (15/11/21) irá funcionar normalmente a entrada em Holambra?
    Por se tratar de feriado. Os parques estará funcionando normalmente?
    E em relação aos valores para entrar. Onde posso verificar ?
    Aguardo a resposta. Obrigada

    1. Oi Renata!
      Ainda estou aguardando a Prefeitura informar a programação de final de ano. Sabemos que haverá decoração de Natal, mas ainda não está confirmada a festa de Réveillon. Nos dias 25 e 1/12 muita coisa ficará fechada e você precisa se programar em relação à ceia, ok?
      Fique ligada que logo devo postar alguma coisa mais detalhada a respeito, ok?
      Abs!

  2. Bom dia !!
    Neste feriado do dia 15 de novembro (segunda-feira) como estará os passeios e lugares para visitar ??
    Estamos pensando em fazer um bate e volta de São Paulo !!
    Obrigado !!

  3. Olá!
    Estou pensando em fazer meu pré wedding em Holambra no fim de semana do feriado prolongado, os lugares estarão todos disponíveis para foto? E qual seria as flores da época?

    1. Oi Isabella! Super aconselho que você entre em contato com um de nossos receptivos para isso! Eles vão saber quais as flores disponíveis e os melhores lugares para te indicar que vêm de encontro com a proposta do seu ensaio, ok?

  4. Boa Tarde,

    Parabéns , linda sua cidade .
    Estamos planejando viajar em Novembro.2021 para Holambra. Qual o melhor período ?
    Novembro tem flores ?
    Meu nome é Marisa Assaife. Iremos eu e meu esposo, ficaremos 3 dias ?
    Holambra tem lugar para aluguel de carro ?

    1. Bom dia Marisa! Como vai?
      Novembro é sim um ótimo período para conhecer Holambra! Temos 2 feriados prolongados chegando e todos estão trabalhando normalmente!
      Sim, novembro tem flores, assim como nos demais meses do ano, ok? Fique tranquila quanto a isso!
      Com relação à locação de carros, o mais fácil é alugar direto no aeroporto (se vc estiver vindo de avião), pois aí não paga pelo transporte até Holambra. Aqui na cidade, você pode falar com a Mult (https://grupomult.com/) ou a Silva (http://silvalocadora.com.br/locadora/).
      Boa viagem!

    1. Oi Camila! Sim! O comércio está aberto normalmente. Durante a semana, porém, somente algumas empresas tem funcionamento limitado: o Moinho irá abrir somente a partir de quinta-feira (dia 28/10), o museu e o Pq Van Gogh, somente no sábado. Atente-se para o fato de que dia 27/10 é feriado em Holambra, mas ele foi transferido para a sexta-feira, dia 29. Pode ser que algumas empresas (comércio normal) estejam fechadas. Eu acredito que todas do setor de turismo irão funcionar, ok?
      Com relação à chuva, difícil dizer né? rsrsrs Mas não acho que isso seja um impedimento para vir para cá, ok?

  5. Amei a postagem.
    Quero viajar a Holambra do dia 29/10 a 2/11.
    Consigo comprar plantas e fazer turismo.
    O comércio estará aberto nessas datas?
    Desde ja agradeço a atenção

    1. Oi Carla! Que bom que gostou!
      Tudo indica que sim! Já estamos trabalhando normalmente por aqui! Imagino que em Novembro, inclusive, os eventos voltem a acontecer! Ficaremos na torcida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Natal em Holambra

Natal em Holambra: Programação de Final de Ano – 2021

A Cidade das Flores inaugura no dia 27 de novembro, sábado, a decoração e programação natalina da cidade. O Natal Mágico de Holambra contará com iluminação especial em diversos espaços públicos, Casa do Papai Noel e apresentações artísticas gratuitas.

Piet Schoenmaker na Expoflora com o Tulipão

O Legado de Piet Schoenmaker

O eterno garoto-propaganda da Expoflora, Piet Schoenmaker, deixou um legado para a nossa à cidade e uma saudade imensa em nossos corações.

Rolar para o topo