10 Motivos para conhecer Holambra!

garota fazendo coração com as mãos
Você também é apaixonado por Holambra?

Holambra é um dos destinos mais bonitos do interior de São Paulo, há cerca de 120km da capital.

E se você está cogitando uma viagem para conhecer este pedacinho da Holanda no Brasil, me acompanha aqui!

Vou te dar 10 bons motivos para você fazer uma das viagens mais lindas da sua vida.

Bora lá?

Mulher cheirando uma rosa
Só com esta foto eu já devo ter te convencido a vir para cá, né? Rs (Foto: Carolina Pedrosa)

1. Capital Nacional das Flores

A primeira razão é que nós somos responsáveis pela comercialização de 45% de todas as flores produzidas no Brasil! Ou seja, quase a metade de todas as flores e plantas ornamentais que você encontra aí na sua cidade, vem daqui! É muita flor gente!

E mais do que Cidade das Flores, Holambra recebeu o título de Capital Nacional das Flores, pela presidente Dilma Roussef, em 2011.

Aqui você pode ver as flores em produção, em parque, praças públicas, pode comprar flores e lembrancinhas com desenhos de flores e até mesmo comer! É! Você sabia que nos nossos restaurantes, muito pratos vem decorados com flores comestíveis?

Pátio do Veiling cheio de carinhos de flores
O pátio da Cooperativa Veiling, lotado de flores, justifica o apelido de “Cidade das Flores”!

2. Mais alto Moinho da América Latina

Só existem 2 moinhos de vento no Brasil: um em Castrolanda, PR e o outro em Holambra. Mas este, é o mais alto da América Latina. O Moinho Povos Unidos possui 38,5m de altura, sendo mais alto do que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro!

Ele é dividido em 10 andares, sendo o subsolo, o térreo, mais 3 andares de alvenaria, que são estruturais e mais 5 andares, onde se encontra o moinho, propriamente dito. A visitação é permitida até o quinto andar, porque lá em cima, o acesso é bem difícil.

Se você tem vontade de conhecer um autêntico moinho de vento, moedor de grãos (de verdade), sem precisar se deslocar até a Holanda, já sabe o que fazer!

Para que sair do Brasil, se você pode conhecer um autêntico moinho holandês aqui em Holambra?

3. Paisagem deslumbrante

Holambra parece um oásis entre as cidadezinhas da região! Em seu entorno, não se encontra nada parecido com isso aqui!

Isso se deve à nossa arquitetura, que faz referência às construções típicas de Amsterdam, mas que ganharam traços bem tropicais, com fachadas coloridas e alegres.

Além disso, mesmo no centro, você vai ver muitos jardins, muito verde, muitas árvores e flores. O que me leva ao próximo motivo:

Portal de Holambra
Aspectos da arquitetura holandesa estão por toda parte! (Foto: Alexandre Macedo)

4. Cidade muito instagramável

É cada vez mais comum encontrarmos fotógrafos, amadores e profissionais andando pelas ruas, tirando fotos das nossas flores e nossos pontos turísticos.

A cidade é tão charmosa, que locais para fotografar não faltam! Você pode escolher entre os cenários naturais, com campos de flores, os lagos e a área rural, ou mesmo o centro, onde estão os pontos turísticos.

Os mais disputados são os guarda-chuvas coloridos do Parque da Expoflora, o Moinho Povos Unidos  e o Deck do Amor, que ficam todos na mesma rua!

Canteiro de crisântemos e tamancos
A cada olhar, um novo ângulo e uma nova foto! (Foto: Alexandre Macedo)

Aliás, por falar em Deck do Amor, se você vem para cá em casal, o quinto motivo é para você:

5. Holambra é simplesmente apaixonante!

Eu já vi pedidos de casamento serem feitos no Moinho, nos parques, em meio às flores, fazendo piquenique e até mesmo gente se casando no Deck do Amor! Fala a verdade! O amor está no ar!

E se você pensa em fazer uma viagem romântica, com o seu parceiro, ou parceira, já encontrou o destino ideal!

Aproveita e consulte um de nossos hotéis e restaurantes sobre pacotes românticos, com decoração de pétalas de rosas naturais!

Você vai se apaixonar por Holambra!

6. Tranquilidade

Holambra possui apenas 15 mil habitantes e é bastante tranquila. Aqui ainda é possível caminhar pelas ruas em segurança, mesmo à noite.

É um dos poucos lugares em que você pode deixar o carro no hotel e ir a pé para os restaurantes, sem medo.

Muitas casas ainda possuem muros baixos, o que é um reflexo da nossa qualidade de vida.

Vir para cá com crianças pode ser extremamente gratificante! Aqui elas podem correr, brincar, sem stress ou preocupação!

Patos nadando no lago
Nossos patinhos nadam tranquilamente no Lago Vitória Régia, bem no centro da cidade!

7. Lugar de comer bem

O turismo em Holambra começou na década de 1980, por causa da Expoflora. Mas foi a nossa gastronomia que fez com que as pessoas passassem a frequentar a cidade nos demais meses do ano.

Muitos de nossos restaurantes mais tradicionais já existem há mais de 3 décadas, com um cardápio recheado de deliciosos pratos, típicos ou não!

Hoje, a diversidade é tão grande, que você encontra opções para todos os gostos e bolsos. Tem até opções para veganos, intolerantes a alguns tipos de alimentos, produtos saudáveis…

Hamburger em frente ao Moinho Povos Unidos
Nossa gastronomia agrada até mesmo os paladares mais exigentes!

8. História e Cultura Holandesa

Holambra é uma das poucas cidades no Brasil que recebeu grupos de imigrantes holandeses, e que tem estrutura e organização para receber visitantes.

É certo que o que mais atrai nossos visitantes são as flores, mas o que torna Holambra tão especial é esse conjunto de características culturais que nós herdamos dos nossos pioneiros.

Isso pode ser visto em nossa arquitetura e comida, mas também nos costumes da população local, como o hábito de andar de bicicleta!

Garotos andando de bicicleta em frente às fachadas coloridas de Holambra
Se você curte andar de bike, Holambra é uma ótima opção! Ela é bem plana, segura e possui muitas ciclovias! (Foto: Alexandre Macedo)

9. Eventos Únicos

Nosso calendário de eventos é muito rico e completo. Nós temos eventos quase todos os meses do ano, dos mais variados tipos.

A Expoflora é o mais famoso, e é a maior exposição de flores da América Latina, reunindo mais de 300 mil pessoas em 5 semanas de evento.

Além dela, temos outros eventos muito peculiares, como o Trekker Trek, que é uma competição de tratores envenenados, a Corrida na Lama, que é muito divertida e a festa de São Nicolau, o nosso Papai Noel holandês.

Acompanhe o nosso calendário de eventos pois, na maioria deles, você também pode participar!

A Gincana de Tratores é um evento local que só acontece a cada 10 anos!

10. Proximidade e acessos

Holambra fica há apenas 120km da capital do estado, e há meia horinha da Campinas.

Temos as melhores rodovias do país passando por aqui, além de três aeroportos internacionais, fazendo conexão com as maiores cidades do Brasil.

É um destino para quem mora na região, que vem passar o dia para comer bem e fazer suas comprinhas, e para quem vem de longe, para curtir todas as nossas atrações!

Holambra está muito bem localizada, próxima de Campinas e São Paulo! (Foto Giovane de Souza Pereira)

Eu teria muitos outros motivos para adicionar a esta lista, mas acho que eu já te convenci do quanto Holambra é especial, não é mesmo?

Se você achar que faltou algum ítem, deixa aqui nos comentários!

Grande abraço!

Curtiu? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Ivonne de Wit

Ivonne de Wit

Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Piet Schoenmaker na Expoflora com o Tulipão

O Legado de Piet Schoenmaker

O eterno garoto-propaganda da Expoflora, Piet Schoenmaker, deixou um legado para a nossa à cidade e uma saudade imensa em nossos corações.

Rolar para o topo