Caça ao Tesouro no Museu de Holambra

Sábado foi dia da tia Ivonne levar os sobrinhos para uma atividade diferente: uma caça ao tesouro, que está sendo oferecida pelo Museu Histórico de Holambra nestas férias de julho.

Criançada feliz ao encontrar mais uma pista!

Como funciona

Aproveitamos a tranquilidade do sábado de manhã para levar os meninos, que ainda não conheciam o local. Minha mãe foi junto, e acabou contando várias histórias de sua infância que eu não conhecia. Foi bem legal.

Ao chegar, compramos o livrinho na bilheteria do museu, por apenas dez reais. A Rita nos explicou direitinho como funciona: a primeira parte tem uma história em quadrinhos. Na segunda metade, é onde começa a diversão!

Na entrada do museu faz-se a retirada do livrinho e do tesouro.

As crianças precisam procurar os símbolos desenhados em cada uma das páginas pelo recinto do museu. Alguns estão espalhados pelo “foto hall”, outros estão na área externa. Não há, necessariamente, uma ordem a ser seguida. Entretanto, as pistas vão conduzindo as crianças pelos fatos mais relevantes da história de Holambra.

A pista se refere a um tema importante de nossa história, como a educação.

Uma vez encontrada a pista, a criança pode fazer a atividade proposta. Tem jogo dos sete erros, labirinto, entre outras. Como meus sobrinhos ainda são muito pequenos para algumas delas, focamos apenas em procurar as pistas.

Fizemos uma paradinha para conferir se havíamos encontrado todas as pistas.
E anotamos no livrinho para não esquecer de nenhuma!

Nossa experiência

Foi uma farra! Os meninos ficavam super entusiasmados quando encontravam mais um símbolo. Minha mãe e eu, que já conhecemos bem a história da cidade, aproveitamos para contar alguns detalhes que lhes podia interessar.

Tia Ivonne explicando a origem do nome Holambra (HOLanda + BRAsil)

Ao todo, levamos cerca de uma hora e meia para chegar ao final. Dá para fazer mais rápido, se você não parar para contar histórias. Dá para levar a manhã toda também, se as crianças resolverem fazer todas as atividades. Aí vai do seu gosto e do tempo que tiver disponível.

A última pista, que ficava junto aos tratores antigos, foi a mais comemorada!

As crianças gostaram muito da aventura e eu achei que foi uma maneira lúdica e divertida de contar a história da cidade para elas. Acredito que seja uma ótima opção para despertar a curiosidade dos pequenos.

E a boa notícia é que a Caça ao Tesouro ficará disponível mesmo depois que as férias escolares terminarem! Então, aproveite!

Curtiu? Então compartilhe!

Ivonne de Wit

Ivonne de Wit

Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

Mais Populares

Fique por dentro das últimas novidades!

Inscreva-se na minha Newsletter

Sem spam, somente coisa boa por aqui!

Categorias

Você também pode gostar...

Celebre o legado de Piet Schoenmaker na Semana Cultural de Holambra

Descubra a emocionante Semana Cultural em Holambra, a Capital Nacional das Flores, que homenageará um dos seus mais ilustres cidadãos, Piet Schoenmaker. De 29 de junho a 7 de julho, desfrute de uma programação artística e cultural diversificada, totalmente gratuita, que marca a primeira edição deste evento especial. Venha preservar e difundir o legado deixado por Piet!

Trekker Trek 2023: A Competição de Tratores em Holambra

Você não vai querer perder o evento mais aguardado do ano: o 29º Trekker Trek em Holambra, SP! Após o sucesso estrondoso da edição de 2022, o evento está de volta com um formato de dois dias, repletos de adrenalina e competição. Marque na sua agenda: 03 e 04 de junho de 2023, a partir das 10 horas da manhã, no Haras Terra Nova (antigo Tubantia).

Holambra celebra o Dia do Moinho com evento especial

No dia 13 de maio, a cidade de Holambra irá receber um evento muito especial para homenagear seus imigrantes e estimular a visitação de turistas e moradores. Trata-se do Molendag, ou Dia do Moinho, comemorado em vários países do mundo para celebrar a importância histórica e cultural dos moinhos.

Rolar para o topo