Caça ao Tesouro no Museu de Holambra

Sábado foi dia da tia Ivonne levar os sobrinhos para uma atividade diferente: uma caça ao tesouro, que está sendo oferecida pelo Museu Histórico de Holambra nestas férias de julho.

Criançada feliz ao encontrar mais uma pista!

Como funciona

Aproveitamos a tranquilidade do sábado de manhã para levar os meninos, que ainda não conheciam o local. Minha mãe foi junto, e acabou contando várias histórias de sua infância que eu não conhecia. Foi bem legal.

Ao chegar, compramos o livrinho na bilheteria do museu, por apenas dez reais. A Rita nos explicou direitinho como funciona: a primeira parte tem uma história em quadrinhos. Na segunda metade, é onde começa a diversão!

Na entrada do museu faz-se a retirada do livrinho e do tesouro.

As crianças precisam procurar os símbolos desenhados em cada uma das páginas pelo recinto do museu. Alguns estão espalhados pelo “foto hall”, outros estão na área externa. Não há, necessariamente, uma ordem a ser seguida. Entretanto, as pistas vão conduzindo as crianças pelos fatos mais relevantes da história de Holambra.

A pista se refere a um tema importante de nossa história, como a educação.

Uma vez encontrada a pista, a criança pode fazer a atividade proposta. Tem jogo dos sete erros, labirinto, entre outras. Como meus sobrinhos ainda são muito pequenos para algumas delas, focamos apenas em procurar as pistas.

Fizemos uma paradinha para conferir se havíamos encontrado todas as pistas.
E anotamos no livrinho para não esquecer de nenhuma!

Nossa experiência

Foi uma farra! Os meninos ficavam super entusiasmados quando encontravam mais um símbolo. Minha mãe e eu, que já conhecemos bem a história da cidade, aproveitamos para contar alguns detalhes que lhes podia interessar.

Tia Ivonne explicando a origem do nome Holambra (HOLanda + BRAsil)

Ao todo, levamos cerca de uma hora e meia para chegar ao final. Dá para fazer mais rápido, se você não parar para contar histórias. Dá para levar a manhã toda também, se as crianças resolverem fazer todas as atividades. Aí vai do seu gosto e do tempo que tiver disponível.

A última pista, que ficava junto aos tratores antigos, foi a mais comemorada!

As crianças gostaram muito da aventura e eu achei que foi uma maneira lúdica e divertida de contar a história da cidade para elas. Acredito que seja uma ótima opção para despertar a curiosidade dos pequenos.

E a boa notícia é que a Caça ao Tesouro ficará disponível mesmo depois que as férias escolares terminarem! Então, aproveite!

Curtiu? Então compartilhe!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Ivonne de Wit

Ivonne de Wit

Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...

Piet Schoenmaker na Expoflora com o Tulipão

O Legado de Piet Schoenmaker

O eterno garoto-propaganda da Expoflora, Piet Schoenmaker, deixou um legado para a nossa à cidade e uma saudade imensa em nossos corações.

Rolar para o topo