Você sabia que na Holanda, eles possuem 2 dias de Páscoa? Essa e outras curiosidades eu te conto nesse post!
Coelho da Páscoa

A Páscoa na Holanda não é tão diferente da Páscoa no Brasil, mas tem, naturalmente, as suas peculiaridades. Por lá também tem o Coelhinho da Páscoa e a Sexta-feira e o domingo são feriados. A diferença mais gritante, é que a Páscoa dura dois dias: tem o Eerste Paasdag e o Tweede Paasdag (traduzindo: primeiro e segundo dias de Páscoa, respectivamente).

Origem

Esse costume vem de longa data. Já na Idade Média, a igreja se comprometeu a realizar um segundo dia de festa. O motivo é bem óbvio: isso daria às pessoas algum tempo livre extra (naquela época, as pessoas costumavam ir mais à igreja). Isso também acontece no Natal, como eu já te contei antes.

Preparativos

Existem, ainda, outros aspectos interessantes: enquanto que no Brasil os supermercados e lojas ficam abarrotados de ovos de chocolate de diferentes tamanhos e embalagens super coloridas, lá, o que mais se encontra, são os ovinhos. Diminutos e embalados em papel alumínio coloridos.

Existe também uma variedade infinita de arranjos e utensílios feitos exclusivamente para a celebração. Desde enfeitinhos para mesa, até copos e toalhas descartáveis sobre o tema. Isso sem contar a imensa oferta de cartões (outro traço marcante da cultura holandesa).

Como a Páscoa é comemorada na Holanda?

Assim como em muitos outros países, a festança tem direito a brunch, família reunida e chocolates! Famílias com crianças, muitas vezes, decoram ovos cozidos (sim, ovos de galinha), que depois são escondidos pela casa ou pelo jardim para que seja realizada uma caça aos ovos deixados pelo Coelho. Assim como acontece por aqui, este evento é esperado com ansiedade pelas crianças, que saem doidas com suas cestinhas ou baldinhos decorados em busca dos deliciosos tesouros!

No dia seguinte...

Aí vem aquela curiosidade: se é no domingo que ocorre a comilança, o que sobra para a segunda-feira? A Holanda, juntamente com a Bélgica e partes da Alemanha são os únicos países que mantém a conveniente tradição do Segundo Dia de Páscoa. O coelho não passa de novo, mas a segunda-feira pós domingo de Páscoa é feriado. Não religioso, mas um dia de descanso.

Com as lojas de móveis, jardinagem e faça-você-mesmo abertas, muita gente faz desse, um dia extra pra comprar aquela estante e passar o dia se divertindo com furadeira, pregos e parafusos. Pensando bem, pode até fazer sentido; a Páscoa coincide com a chegada da primavera, que carrega uma outra tradição: De Grote Schoonmaak, ou a grande limpeza. Depois do inverno, é hora de abrir armários e o coração da casa para receber os ares primaveris. E já que está tudo limpinho, porque não caprichar na decoração?

Deixe seu comentário

Você também pode se interessar por...

Ivonne

Ivonne

Antes de mais nada, apaixonada por Holambra! Mas também moradora, turismóloga & empresária.

Posts Recentes

Tá rolando...

Inscreva-se na minha Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade das Flores!

Rolar para o topo