
Zeskamp, os jogos inter coloniais Holandeses
Nada mais holambrense do que se sentar na varanda, tomar uma xícara de café com speculaas e contar causos do passado. Quando eu faço isso com a minha família, revivemos muitas memórias engraçadas, de coisas que só existem aqui em Holambra.
Esta semana, em clima de um Zeskamp que não aconteceu, relembramos nostálgicos dos jogos que ficaram na história. Jogo como aquele, do fusca, que tinha uma direção invertida… Virando-a para a direita, o veículo se movia para a esquerda. Se virasse para a esquerda, o fusca ia para a direita. E, tendo que percorrer um longo trajeto até a vitória, o jeito foi usar a criatividade. “Maritha, segura firme a direção!” – grita meu pai, que jogou desde o primeiro Zeskamp, em 1976, até 1981. E então, ele, acompanhado por Harrie Walravens e Martinho v. d. Groes, erguem a traseira do veículo, e rapidamente o empurram até final! Que sacada! E Holambra I vence com folga!

Para quem ainda não sabe do que eu estou falando, Zeskamp é a Olimpíada Inter colonial das comunidades holandesas no Brasil: Holambra I e Campos de Holambra, em São Paulo; as paranaenses Castrolanda, Carambeí e Arapoti e a gaúcha Não-me-Toque.

Cada ano, uma colônia sedia o evento, que sempre acontece no mês de julho. Holambra, a mais empolgada de todas, junta uma legião de fanáticos para participar e torcer, mesmo que a competição ocorra há mais de 1.100km de distância.

As provas desafiam as equipes de competidores, compostas por 20 atletas e um técnico. Força, resistência e sagacidade são pré-requisitos para ser um dos escolhidos – atributos indispensáveis para a realização dos seis jogos da gincana.

Aqui em Holambra, nossos jogadores participam de um treinamento, durante os dois meses que antecedem a competição. Talvez esta seja a razão de sermos a colônia que mais acumulou troféus em jogos de Zeskamp até hoje.

É inegável que Holambra pareça um oásis em meio às outras cidades brasileiras. Temos um jeito tão único de ser e agir, que só morando aqui para saber. Coisas como o Zeskamp, por exemplo, que mesmo sendo um evento exclusivo para holandeses e descendentes, reúne centenas de holambrenses para torcer pela nossa cidade!

Quer saber mais informações sobre o Zeskamp e as outras colônias holandesas no Brasil? Acesse: https://www.acbh.com.br/zeskamp/
Curtiu? Então compartilhe!

Ivonne de Wit
Idealizadora do Portal de Holambra, o mais completo e atualizado portal de informações turísticas de Holambra. É nascida em Holambra e descendente de holandeses. Formada em turismo, atua na área desde 2002. Leia mais sobre a autora...


Redes Sociais
Mais Populares


Tradições de Páscoa na Holanda

Estufas Abertas

Anne Frank, uma história, muitas vidas
Inscreva-se na minha Newsletter
Sem spam, somente coisa boa por aqui!
Categorias
Você também pode gostar...

O Significado das Flores
O Dia das Mães se aproxima e o mercado de flores de Holambra está aquecido. Centenas de caminhões passaram as últimas semanas carregando e distribuindo estas belezinhas por todo país, para deixar as floriculturas e gardens abastecidos para esta data tão simbólica.

Tradições de Páscoa na Holanda
Você sabia que na Holanda, eles possuem 2 dias de Páscoa? Essa e outras curiosidades eu te conto nesse post!

Estufas Abertas
“Estufas Abertas” mostra bastidores das fazendas de flores e plantas de Holambra

Anne Frank, uma história, muitas vidas
O que Anne Frank, a Netflix e Holambra tem a ver? Você descobre nesse post!