Estufas Abertas 2023: Evento abre as portas das Fazendas de Flores e Plantas de Holambra para os visitantes

O evento garante aos turistas a possibilidade de conhecer a produção de flores e plantas ornamentais em cinco fazendas da típica cidade holandesa, localizada a 136 km da capital paulista. As novidades, este ano, são a visita ao Bloemenpark e a utilização dos veículos próprios pelos turistas para as visitas às fazendas.
evento estufas abertas em holambra 2019

Descubra os bastidores da produção de flores e plantas ornamentais em Holambra, a cidade que é referência na produção e comercialização desses produtos! Nos dias 1º e 2 de abril, você pode visitar as “Estufas Abertas”, um evento que permite aos turistas conhecerem as fazendas onde são cultivadas as flores e as plantas ornamentais, além de conversar com os produtores sobre a história das famílias holandesas que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

Este ano, o evento traz novidades, como a visita ao Bloemen Park, o mais completo parque de flores da Holambra e a possibilidade de utilizar seus próprios veículos para visitar os cinco sítios participantes.

A estufa de Kalanchoe do Sítio de Joost Van Oene estará de volta nesta edição do Estufas Abertas, mostrando também a produção das Patinhas de Canguru. (Foto: Divulgação)

O que é o evento “Estufas Abertas”?

Inspirados no “Kom in de kas!” (“Entre na estufa!”), evento realizado em diversas regiões da Holanda desde a década de 1970, os produtores de Holambra, cidade do interior de São Paulo e referência na produção e comercialização de flores e plantas ornamentais, voltam a abrir as suas fazendas para que os turistas conheçam os “bastidores” do plantio à colheita e conversem sobre a história dessas famílias que chegaram ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial.

A bela estufa de Cyclamens do Panorama Flores – uma das cinco propriedades abertas nesta edição do evento. (Foto: Divulgação)

Como funciona o evento Estufas Abertas?

As visitas poderão ser feitas somente nos dias 1º ou 2 de abril, das 8h às 17h, com ponto de partida no Bloemenpark. Os visitantes receberão as pulseiras do evento e um roteiro com QR Codes, que identificam a localização das estufas e a ordem que devem ser visitadas, o que permite maior liberdade de horários e permanência em cada local.

Para aproveitar ao máximo o evento, recomendamos três visitas pela manhã, parada para o almoço e duas visitas na parte da tarde. Assim, você pode apreciar o mais lindo pôr-do-sol de Holambra no retorno ao Bloemenpark, que oferece mais de 30 variedades de rosas e 200 tipos de flores e plantas ornamentais, gastronomia, áreas kids e de lazer para as famílias.

Ao final do passeio, você pode adquirir as flores admiradas nas estufas visitadas, que serão comercializadas pelo Grupo de Escoteiros da cidade, com renda parcialmente revertida para a instituição.

O Lírio da Paz é considerado uma planta mística que tem o poder de sugar as energias negativas dos ambientes e das pessoas. Conheça mais sobre ela na Viva Flora. (Foto: Divulgação)

As estufas

As fazendas de Holambra são muito modernas e usam tecnologia para a produção de flores e plantas ornamentais. Durante a visita, os produtores explicarão sobre o avanço tecnológico aplicado nessas culturas e as inovações empregadas por essas famílias na agricultura, além da valorização do capital humano (seus colaboradores) e a forma sustentável da produção para a preservação do meio ambiente e para a manutenção dos recursos naturais.

As cinco empresas escolhidas para participar desta edição são: Panorama Flores, com seus lindos Cyclamens e uma mostra do Anigozantos, a “Patinha de Canguru”, novidade lançada no Enflor do ano passado. Na Isidorus Flores, você poderá conhecer a estufa de colheita das rosas em vaso e, na Viva Flora, uma linda produção dos Lírios da Paz. O Rancho Raízes estará presente em mais uma edição do evento, desta vez, mostrando a produção das Cúrcumas, com suas lindas flores arroxeadas. O sítio do Joost Kalanchoe também estará de volta, exibindo, também, as belas Miliianas, outro lançamento de 2022.

A cúrcuma é uma planta bastante conhecida mundialmente em virtude de suas propriedades medicinais e de seu uso culinário. Você poderá conhecer como são cultivadas no Rancho Raízes. (Foto: Divulgação)

Ingressos para o “Estufas Abertas”

Datas: Ingresso válido apenas para o dia 1º ou 2 de abril de 2023

Horário: saídas permitidas a partir das 8h, com visitação nas estufas até às 17h. O Bloemen Park ficará aberto até às 18h.

Local: Todos devem se encontrar no Bloemen Park, em Holambra, para retirada das pulseiras e roteiros. Todas as propriedades localizam-se numa distância aproximada de 5 a 10 minutos de viagem (de carro), podendo haver trechos de estrada de terra entre algumas delas.

Ingressos: R$ 50,00 (meia-entrada) e R$ 100,00 (inteira). Crianças de até 5 anos não pagam. As vendas são realizadas exclusivamente no site www.bloemenpark.com.br, então garanta o seu ingresso antecipadamente, já que as visitas são limitadas a apenas 200 visitantes por dia. Pelo mesmo motivo os ingressos são válidos apenas para a data da compra, não havendo devolução em caso de desistência.

Meia entrada: crianças de 6 a 12 anos; estudantes; idosos; jovens com idades de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias de baixa renda; pessoas com deficiência e acompanhante, diretores, coordenadores, pedagógicos, supervisores, titulares e professores.

Acessibilidade: alertamos que, infelizmente, não há acessibilidade para cadeirantes ou para pessoas com dificuldade de locomoção.

Informações: disponíveis no site www.estufasabertasholambra.com.br ou podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Quer aprender a cuidar da sua roseira em vaso? Então pergunte diretamente para o produtor na estufa da Isidorus Flores! (Foto: Divulgação)

Não perca a oportunidade de descobrir os segredos da produção de flores em Holambra durante o evento “Estufas Abertas”. Garanta já o seu ingresso e desfrute de um dia inesquecível cercado pela beleza das flores e da cultura holandesa.

O evento proporciona o encontro entre produtores e clientes dentro das estufas onde as plantas são produzidas! (Foto: Divulgação)

Curiosidades

Estufas Abertas na Holanda

O evento “Kom in de Kas” acontece há mais de 60 anos na Holanda, quando produtores de flores abrem suas estufas para mostrar sua produção aos visitantes. Lá, o evento tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias e inovações empregadas no cultivo, não só de flores e plantas, como de hortaliças e frutas que, devido ao clima frio, são produzidos dentro de estufas de vidro.

Sua primeira edição aconteceu na década de 1960, na forma de um Open House (“casa aberta”). Devido ao enorme sucesso, em 1977, passou a ser realizado a nível nacional e foi rebatizado para Kom in de Kas (“venha para a estufa”, numa tradução livre). Hoje ele é um dos maiores eventos da Holanda, recebendo mais de 200 mil pessoas por edição.

Na Holanda, o evento Estufas Abertas se chama Kom in de Kas. (Foto: Divulgação)

Estufas Abertas x Receptivos Turísticos: entenda as diferenças!

Como o evento dura apenas dois dias, no restante do ano, quem assume o acesso às propriedades são os receptivos da cidade. Cada agência possui contratos com diversos produtores (diferentes dos que estão participando deste evento), para mostrar ao nosso turista as belezas dos bastidores do ciclo do plantio à colheita destas plantas. Os monitores ficam responsáveis pela visita, e cuidam para que o grupo não circule em áreas proibidas ou toque em equipamentos perigosos, por exemplo. Assim, cada um faz aquilo em que é especializado: o produtor cuida das flores, e as agências de receptivos cuidam da visitação.

No passeio, a pessoa pode ir com seu próprio veículo, ou mesmo com o da agência, e pode optar entre as opções de flores disponíveis no momento. Lá, eles recebem explicações sobre o processo produtivo, aprendem muito sobre os cuidados específicos de cada planta e ainda se divertem com várias curiosidades sobre elas. É uma imersão cultural, que enriquece, em muito, a passagem do turista em nossa cidade e que muda completamente a visão que pessoas têm sobre as flores e seu cultivo.

Ao final do dia, os visitantes poderão conhecer o Bloemen Park, e passear entre mais de 200 tipos de espécies! (Foto: Bloemen Park)
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo