"Estufas Abertas" mostra bastidores das fazendas de flores e plantas de Holambra
Evento Estufas Abertas em Holambra

Uma oportunidade única! Creio que esta seja a melhor forma de descrever o evento “Estufas Abertas”, que será realizado no primeiro final de semana de abril.

Inspirado no evento “Kom in de Kas”, que acontece há mais de 60 anos na Holanda, produtores de flores abrem suas estufas para mostrar sua produção aos visitantes. Lá, o evento tem o objetivo de mostrar as novas tecnologias e inovações empregadas no cultivo, não só de flores e plantas, como de hortaliças e frutas que, devido ao clima frio, são produzidos dentro de estufas de vidro.

Sua primeira edição aconteceu na década de 1960, na forma de um Open House (“casa aberta”). Devido ao enorme sucesso, em 1977, passou a ser realizado a nível nacional e foi rebatizado para Kom in de Kas (“venha para a estufa”, numa tradução livre). Hoje ele é um dos maiores eventos da Holanda, recebendo mais de 200 mil pessoas por edição.

Estufa de Kalanchoe do Sítio de Joost Van Oene – uma das seis propriedades abertas nesta edição do evento. (Foto: divulgação)

Aqui em Holambra, o evento acontecerá nos dias 2 e 3 de abril, das 9 às 17h. O ponto de encontro é no estacionamento da Expoflora, de onde sairão as vans para as estufas. Você pode ficar na propriedade o tempo que desejar, pois as vans chegam e retornam ao ponto de encontro com frequência.

Como não é um evento técnico, pessoas comuns (como eu e você), interessadas em ver e aprender como as flores são produzidas, terão a possibilidade de entrar em estufas e conversar diretamente com seus proprietários. Vale lembrar que estas estufas normalmente não estão abertas para o público, devido aos riscos de contaminação da produção envolvidos – daí o nome “Estufas Abertas”.

É uma experiência incrível, que eu mesma já pude vivenciar. Quando estive no sítio Flor e Ser, da família Walravens, aprendi que colocar poinsétias diretamente no vento do ar-condicionado não é uma boa ideia. No sítio Symphony, passeei num imenso jardim de hortênsias, privilégio que tive ao gravar o Quadro Dica Verde, para o meu canal do Youtube. Oportunidade que, agora, está sendo oferecida para todos, sejam eles profissionais da área, ou meros entusiastas como eu.

No quadro Dica Verde, visitei uma estufa de hortênsias. No evento, você também poderá entrar em estufas que nunca abrem para o público. (Foto: arquivo pessoal)

As seis empresas escolhidas para participar desta edição são: Brumado (Eltink) e Giardino de Cozi, produtores de plantas ornamentais, Joost van Oene, com seus lindos kalanchoes e calandivas, e o Rancho Raízes, apresentando os crisântemos de vasos. Você também poderá ver a produção das azaléas da família Sleutjes e os antúrios produzidos pelo sítio Symphony (Barendse).

Estufas Abertas x Receptivos Turísticos: entenda as diferenças!

Como o evento dura apenas dois dias, no restante do ano, quem assume o acesso às propriedades são os receptivos da cidade. Cada agência possui contratos com diversos produtores (diferentes dos que estão participando deste evento), para mostrar ao nosso turista as belezas dos bastidores do ciclo do plantio à colheita destas plantas. Os monitores ficam responsáveis pela visita, e cuidam para que o grupo não circule em áreas proibidas ou toque em equipamentos perigosos, por exemplo. Assim, cada um faz aquilo em que é especializado: o produtor cuida das flores, e as agências de receptivos cuidam da visitação.

No passeio, a pessoa pode ir com seu próprio veículo, ou mesmo com o da agência, e pode optar entre as opções de flores disponíveis no momento. Lá, eles recebem explicações sobre o processo produtivo, aprendem muito sobre os cuidados específicos de cada planta e ainda se divertem com várias curiosidades sobre elas. É uma imersão cultural, que enriquece, em muito, a passagem do turista em nossa cidade e que muda completamente a visão que pessoas têm sobre as flores e seu cultivo.

O evento proporciona o encontro entre produtores e clientes dentro das estufas onde as plantas são produzidas! (Foto: divulgação)

Como participar do evento?

O ingresso deve ser adquirido antecipadamente pelo site do Ingresso Rápido, para que a organização se prepare para recebe-lo. Você também pode tirar suas dúvidas pelo site do evento, www.estufasabertas.com.br, ou no Instagram, pelo @estufasabertasholambra.

Deixe seu comentário

Você também pode se interessar por...

Ivonne

Ivonne

Antes de mais nada, apaixonada por Holambra! Mas também moradora, turismóloga & empresária.

Posts Recentes

Tá rolando...

Inscreva-se na minha Newsletter

Fique por dentro de tudo o que acontece na Cidade das Flores!

Rolar para o topo